“Tem de trabalhar os inovadores”

Posted by | November 4, 2011 | Inovação | One Comment

One Comment

  • Carminha Duarte says:

    Caro Charles,
    Segui sua sugestão e fui primeiro ao “caos”.
    E, com a prática na Psicologia Clínica, achei que da forma como o apresenta poderíamos estar falando no conceito e funcionamento do inconsciente freudiano. Freud com a Psicanálise nos mostrou que do aparente caos inconsciente pode emergir o significado de uma ordem desconhecida e caótica, a qual nos faz submetermos, mesmo contra a nossa vontade, a comportamentos compulsivos/ repetitivos. Recordar, repetir e elaborar é o caminho para a cura terapêutica, diz Freud. E a elaboração passa ao final pela capacidade de encontrar e integrar novas soluções para os velhos traumas.
    Poro outro lado, me lembrei das bancas do mestrado em Psicologia Cognitiva, , na disciplina Historia e Filosofia da Ciência, e me vi lendo sobre a flexibilidade e abertura da mente, disponibilizando a mente a novas percepções, novas organizações, novos padrões e configurações até então desconhecidas. Estudamos com isso o fenômeno de “serendipity”, que nos fala sobre a possibilidade de descobertas e inovações cíentíficas e o processo mental de seus descobridores.
    Por último, aliada que sou ao Taoísmo, e esse tem uma consonância com a filosofia quântica, deixar-nos penetrar no principio da incerteza quântica e a interconexão em que estamos todos metidos, entre tudo e entre todos, essa é uma peça chave para o livre e criativo fluir do pensamento e, consequentemente, para o encontro de um novo fecundo em nossas vidas.
    Fiquei feliz que sendo você jovem e tendo sua mente tão aberta e límpida possa influenciar os jovens de sua geração e os mais velhos nesse tempo que está a pedir mudanças estruturais em todos os sentidos e direções. Através da inovação e dos recursos tecnológicos poder você inspirar e fazer valer os preceitos das antigas tradições que preconizam e praticam o ser humano como parte integrante da Natureza e ensinando a reaprender a conhece-la e respeitá-la, da mesma forma a se conhecer e respeitar a si mesmo e aos seus semelhantes,
    Parabéns pelo belo trabalho e pela bela missão!
    Grande abraço
    Tia Carmnha

Leave a Reply

Your email address will not be published.


+ six = 12